A diverticulite é uma doença intestinal marcada pela inflamação na parede interna do intestino.
A diverticulite é uma doença intestinal marcada pela inflamação na parede interna do intestino.
Ela se manifesta principalmente a partir dos 40 anos, quando surgem pequenas saliências nas paredes do intestino grosso.
Quais são os sintomas?
Os sintomas são: dores abdominais, mal-estar e estufamento da barriga. Já nos quadros críticos, a dor é intensa e vem acompanhada de febre, náuseas, vômito e sangue nas fezes.
Uma possível complicação da diverticulite é a perfuração do intestino, liberando seu conteúdo para a cavidade abdominal e gerando infecções perigosas.
Quais são as causas?
A doença acontece devido às pequenas saliências que surgem nas paredes do intestino grosso. Dessa forma, ela não causa mal algum ao organismo.
Entretanto, essas estruturas podem inflamar, lesionar o intestino ou promover abcessos no local, contribuindo para a proliferação de bactérias e o, consequente, risco de uma infecção.
Algumas das causas desse processo inflamatório são: envelhecimento, tabagismo, constipação, uma dieta pobre em fibras, obesidade e sedentarismo.
Como é feito o diagnóstico e tratamento?
O diagnóstico deve ser feito a partir da realização de exames e também com o acompanhamento médico, especializado em saúde digestiva.
Em relação ao tratamento, costuma envolver medicações específicas, repouso e hidratação.
Entretanto, também há casos graves de diverticulite que colocam a vida em risco e exigem cirurgias de urgência.
Para saber mais sobre a diverticulite, assista ao vídeo explicativo do nosso médico gastroenterologista, o Dr. Eduardo Franca.
https://www.youtube.com/watch?v=emR_7zpiiAE